Barroso manifesta apoio à oficial de Justiça gravada ao entregar intimação a Bolsonaro na UTI
Episódio ocorreu enquanto Bolsonaro estava internado na UTI

Ministro se solidariza com oficial de justiça constrangida ao intimar Bolsonaro na UTI |Foto: Antônio Augusto / STF
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, demonstrou solidariedade à oficial de Justiça Cristiane Oliveira, após ela ser exposta publicamente durante o cumprimento de uma ordem judicial. Cristiane foi filmada ao notificar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a abertura de uma ação penal em que ele figura como réu por tentativa de golpe de Estado. O episódio ocorreu enquanto Bolsonaro estava internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília.
Na quarta-feira (7), Barroso recebeu pessoalmente a servidora e declarou, em nome da Corte, o reconhecimento e valorização da atuação dos oficiais de Justiça. Segundo o STF, Cristiane enfrentou uma situação constrangedora no exercício de sua função pública.
“Somos solidários e estamos ao lado de vocês para garantir o apoio e o suporte necessários para o cumprimento das funções, que são essenciais ao Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro.
Em resposta ao ocorrido, o Supremo avalia a adoção de medidas administrativas com o objetivo de fortalecer a proteção dos oficiais de Justiça no exercício de suas atividades. A reunião também contou com a presença da ministra Cármen Lúcia, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ressaltou o papel do machismo estrutural na forma como a oficial foi tratada. Segundo a ministra, o fato de Cristiane ser mulher contribuiu para o constrangimento enfrentado por ela durante o cumprimento do dever.