Baiano Sidônio Palmeira assume comando da Secom na Presidência da República
Publicitário será o novo ministro da Secom enquanto Thiago César assume a secretaria executiva; posse está marcada para a próxima semana
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, anunciou na última terça-feira (7) que deixará o cargo por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Quem assumirá a pasta é o publicitário baiano Sidônio Palmeira.
"O presidente quer à frente da Secom uma pessoa com um perfil diferente do meu: um profissional de comunicação, com experiência, talento, criatividade e capacidade para coordenar a política de comunicação do governo no próximo período", afirmou Pimenta.
A decisão foi tomada após conversa entre Lula e Pimenta na manhã de terça. A equipe de Pimenta já iniciou a transição com os indicados pelo futuro ministro. Na secretaria executiva da Secom, o publicitário Thiago César substituirá o advogado Ricardo Zamora, ocupando o segundo cargo mais importante da pasta.
Sidônio Palmeira possui vasta experiência em campanhas políticas, incluindo a eleição de Lula em 2022 e de políticos baianos do PT, como Rui Costa e Jacques Wagner. Ele tomará posse no início da próxima semana, em cerimônia no Palácio do Planalto.
"Meu compromisso é informar e manter a transparência que este governo tem. Este é como um segundo tempo que estamos iniciando", declarou Sidônio. Ele também destacou que o governo já realizou muitas ações nos últimos dois anos e que o principal desafio será fortalecer essa trajetória. O futuro ministro garantiu ainda que pretende manter uma relação próxima com a imprensa.