NotíciasBrasilAumento de multas por excesso de velocidade preocupa autoridades de trânsito

Aumento de multas por excesso de velocidade preocupa autoridades de trânsito

Casos de infração por alta velocidade crescem 25% em 2024, segundo dados do Denatran

| Autor: Paulo Dourado

Foto: Reprodução/Freepik

O número de multas por excesso de velocidade nas estradas e vias urbanas brasileiras registrou um aumento expressivo em 2024. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), houve um crescimento de 25% nas autuações em comparação ao mesmo período de 2023. O dado traz uma pequena luz vermelha para as autoridades e especialistas sobre o impacto da imprudência no trânsito e os riscos para a segurança pública.

O crescimento das infrações de velocidade pode ser reflexo do comportamento perigoso dos condutores nas estradas do Brasil, que já é um dos países com as maiores taxas de acidentes de trânsito no mundo. Segundo o Denatran, de janeiro a setembro de 2024, foram registradas mais de 3,5 milhões de multas por excesso de velocidade, superando os números de 2023. Esse aumento preocupante levanta debates sobre a eficácia das campanhas de conscientização e fiscalização nas estradas feitas durante o ano.

De acordo com, o secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, o grande problema no trânsito é o relaxamento que o motorista tem enquanto dirige, e pela proteção de estar sobre a lei que alguns condutores se sentem, por isso, para ele, a fiscalização é fundamental, principalmente pelos “aspectos de irracionalidade” do ser humano.

Além disso, especialistas apontam que o aumento no número de veículos em circulação também pode estar contribuindo para o crescimento das infrações. Com o aumento da frota, crescem as chances de comportamentos imprudentes, como o desrespeito aos limites de velocidade.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Denatran e outros órgãos de fiscalização reforçam que o cumprimento das normas de trânsito é fundamental para reduzir os índices de acidentes e mortes nas estradas. Também é necessário um aumento de campanhas educativas e mais abordagens de fiscalizações de maneiras efetivas para a maior segurança no trânsito.

Tags

Notícias Relacionadas