Aproximadamente 7 mil mulheres se alistaram ao exército em apenas dois dias
Interessadas terão até dia 30 de junho para se alistar

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O alistamento militar feminino voluntário registrou cerca de 7 mil inscrições desde quarta-feira (1º) até o meio-dia desta sexta-feira (3). As candidatas concorrem a uma das 1.465 vagas disponíveis em Brasília e outros 28 municípios de 13 estados e do Distrito Federal. Esta iniciativa inédita é destinada às mulheres que completam 18 anos em 2025 e segue até 30 de junho, mesmo período do alistamento masculino obrigatório.
O Ministério da Defesa pretende aumentar progressivamente o número de mulheres recrutadas, visando alcançar 20% das vagas, sendo 1.100 no Exército, 300 na Aeronáutica e 155 na Marinha. As interessadas podem se alistar online ou presencialmente em uma das juntas de serviço militar nos municípios participantes. O processo de seleção inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos, com as selecionadas sendo incorporadas no primeiro ou segundo semestre de 2026.
Atualmente, existem 37 mil mulheres nas Forças Armadas brasileiras, correspondendo a cerca de 10% do efetivo. Elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística, e têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos. Após a incorporação, as militares voluntárias terão os mesmos direitos e deveres que os homens, compondo a reserva não remunerada das Forças Armadas após o término do serviço ativo.