NotíciasBrasilAprovação de Lula atinge 54%, indica pesquisa Quaest

Aprovação de Lula atinge 54%, indica pesquisa Quaest

Levantamento revela aumento na aprovação do presidente entre eleitores de renda baixa e queda na reprovação entre evangélicos

| Autor: Redação

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Uma nova pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) aponta que 54% dos brasileiros aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto 43% o reprovam. Os dados indicam uma ampliação da margem de aprovação em relação à pesquisa anterior, realizada em maio, que registrava 50% de aprovação e 47% de reprovação, configurando um cenário de empate técnico na época.

O levantamento, conduzido entre os dias 5 e 8 de julho, ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 120 municípios brasileiros, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e revelou que a aprovação de Lula teve um aumento significativo entre os eleitores de renda familiar de até 2 salários mínimos, passando de 62% para 69%, enquanto a reprovação caiu de 35% para 26%.

Felipe Nunes, diretor da Quaest Pesquisa e Consultoria, destacou que a melhora na avaliação do presidente foi impulsionada principalmente pelo grupo de menor renda, refletindo uma possível melhoria na percepção econômica entre os mais pobres. Além disso, houve uma diminuição na reprovação entre os eleitores evangélicos, embora Lula ainda seja mais reprovado do que aprovado nesse grupo, com uma diferença de 10 pontos percentuais.

A pesquisa também revelou oscilações na avaliação por faixa etária e gênero, indicando uma redução na reprovação tanto entre homens quanto entre mulheres. No público feminino, a reprovação caiu de 44% para 39%, enquanto no masculino saiu de 51% para 45%. A aprovação variou dentro da margem de erro, mostrando uma leve melhora na percepção do presidente.

Tags

Notícias Relacionadas