Após suspensão de exportações, carne de frango e ovo devem ter aumento nos seus preços
Com a alta no preço dos avícolas, valor da carne vermelha pode disparar nos mercados

Cortes de frango congelados |Foto: Divulgação
Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária do país, os principais parceiros comerciais do Brasil decidiram, desde a semana passada, suspender a exportação de carne de frango como medida preventiva. China, União Europeia, Canadá, África do Sul, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul já anunciaram o embargo dos produtos, conforme levantamento do Ministério da Agricultura. A consequência disso pode elevar o preço da carne de frango, dos ovos e até mesmo de carnes vermelhas, uma vez que a oferta dos produtos avícolas está temporariamente interrompida.
Assim como em qualquer outra notificação atípica de acordo sanitário estabelecido com cada país, o Brasil interrompeu a certificação das exportações, o que impacta diretamente no preço dos produtos avícolas produzidos e comercializados no país. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o impacto direto, a curto prazo, é estimado em cerca de 60 mil toneladas do produto brasileiro, representando aproximadamente 15% das exportações mensais do país. Caso as suspeitas de novos casos de gripe aviária em outros cinco estados sejam comprovadas, há grande chances de que o embargo de exportações seja intensificado.
O último dado do Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em abril, já registrou a alta no acumulado do ano, quando o valor do produto aumentou em 30,01%. Se nos últimos meses, os brasileiros tiveram que desembolsar mais para comprar o ovo da galinha, deverão se preparar ainda mais diante desta nova turbulência. O Brasil também presenciou uma escassez de ovos nos Estados Unidos, o que ajudou a alavancar a exportação do produto diante do aumento de preço.
Com a diminuição de aves e ovos, a oferta de produtos aviários é totalmente impactada, forçando o consumo de outras proteínas no mercado. Isso por um tempo, vai aumentar o preço das carnes vermelhas.