NotíciasBrasilAlexandre de Moraes pede extradição de foragidos pelo atendado de 8 de janeiro

Alexandre de Moraes pede extradição de foragidos pelo atendado de 8 de janeiro

Mais de 200 pessoas já foram condenadas desde o atentado

| Autor: Redação
Alexandre de Moraes pede extradição de foragidos pelo atendado de 8 de janeiro

Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (15), a extradição de cerca de 60 brasileiros que se encontram foragidos na Argentina e do blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está na Espanha, todos investigados pelos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. As decisões tomadas por Moraes estão em segredo de Justiça, e detalhes sobre os casos não foram divulgados.

Os pedidos de extradição foram formalizados pela Polícia Federal e, após a autorização do STF, os processos seguirão para o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores, que cuidarão dos trâmites internacionais necessários para a extradição. Vale destacar que a tramitação desses pedidos pode ser longa, e ainda não há previsão de quando os acusados poderão ser presos e enviados de volta ao Brasil.

Desde os eventos de janeiro, mais de 200 pessoas já foram condenadas por crimes como associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. A busca por responsabilizar os envolvidos continua, refletindo o esforço das autoridades brasileiras para assegurar a justiça.

Tags

Notícias Relacionadas