Alckmin afirma que governo federal dará apoio a brasileiros deportados dos EUA
Vice-presidente destacou a necessidade de regras globais para a migração, após chegada do primeiro voo com deportados sob nova gestão de Trump

Foto: Cadu Gomes/VPR
O vice-presidente Geraldo Alckmin reafirmou, na última sexta-feira (24), o compromisso do Governo Federal em prestar assistência aos brasileiros deportados dos Estados Unidos. A declaração foi dada após a chegada do primeiro voo com deportados sob as novas medidas rigorosas contra a imigração irregular adotadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em sua gestão atual.
A aeronave, que inicialmente deveria aterrissar em Minas Gerais, acabou pousando em Manaus por questões técnicas. Sobre o caso, Alckmin destacou: “O governo dará todo o apoio. Agora, é importante trabalharmos no sentido de estabelecer regras para a questão migratória, que hoje afeta o mundo inteiro.”
Durante sua participação em um evento da União Geral dos Trabalhadores (UGT), em São Paulo, o vice-presidente enfatizou que a crise migratória é uma questão global que exige atenção e cooperação internacional. “Um mundo mais rico e mais desigual tem aumento de questão migratória. É uma questão que precisa de atenção e soluções conjuntas.”
As novas medidas do governo Trump, que incluem deportações em massa, têm gerado tensão nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Para Alckmin, enfrentar o desafio da migração exige iniciativas globais para mitigar os impactos das desigualdades que impulsionam esse fenômeno.