Aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar após tragédia no Rio Grande do Sul
A liberação foi dada após sete meses de obras que visavam recuperar a região em que o aeroporto fica localizado

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Após meses de intensas obras de recuperação, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está pronto para retomar suas operações completas. A infraestrutura do terminal, severamente afetada pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio deste ano, foi totalmente restaurada. A Fraport Brasil, responsável pela administração do aeroporto, concluiu a reforma da pista principal de 3,2 km e das vias de acesso, permitindo que o aeroporto volte a operar 24 horas por dia, com o retorno de voos internacionais e aumento das operações domésticas.
Desde outubro, o aeroporto vinha funcionando de forma limitada, com horário reduzido e apenas voos domésticos. Contudo, com a finalização das obras, Porto Alegre poderá, a partir de agora, contar com mais frequências aéreas, tanto para destinos internacionais quanto para novos voos nacionais. A primeira aeronave proveniente do exterior, vinda da Cidade do Panamá, está prevista para pousar na madrugada da próxima quinta-feira (19), e, no início de janeiro, os voos para Lima e Santiago serão retomados.
A recuperação total do aeroporto foi possível graças ao investimento de R$ 425 milhões do Governo Federal, que trabalhou em conjunto com a Fraport para reerguer o terminal. Para o ministro Silvio Costa Filho, da pasta de Portos e Aeroportos, essa reabertura é fundamental para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul, principalmente para os setores de turismo e transporte de cargas. Já o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, destacou que o aeroporto não apenas foi restaurado, mas também aprimorado, ficando mais moderno e preparado para atender à demanda de passageiros e cargas.