NotíciasBahiaTrês novos casos suspeitos de intoxicação por metanol são investigados na Bahia

Três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol são investigados na Bahia

No total, sete pessoas já foram confirmadas com intoxicação por metanol no estado

| Autor: Redação - Varela Net
Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) |Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou, neste último sábado (3), que apura três novos casos suspeitos de intoxicação por metanol. Até o momento, sete casos já foram confirmados, todos no interior do estado, em Ribeira do Pombal, sendo um deles com uma morte.

Conforme a pasta, uma parceria foi firmada com o Ministério da Saúde e outras secretarias municipais para elaborar ações de monitoramento e reforçar a conscientização e cuidados preventivos à população.

Os primeiros casos foram registrados no dia 31 de dezembro de 2025, após um laudo pericial emitido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) comprovar a presença de metanol em bebidas alcoólicas apreendidas em Ribeira do Pombal e nas amostras de sangue de sete pessoas hospitalizadas com sintomas de intoxicação. O local onde a bebida foi comprada foi fechado, enquanto outros dois depósitos tiveram suas bebidas apreendidas.

No total, sete pessoas foram intoxicadas. Seis das vítimas consumiram drinks com vodca em uma festa de casamento. Lais Santana Dias, Maria Clara Nascimento de Souza, Maria Viviana Santos Almeida e Josefa Soares de Almeida, que estavam internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, receberam alta após apresentarem melhora no quadro clínico.

Outras duas pessoas, que apresentaram estado de saúde mais grave, foram encaminhadas para Salvador e estão internadas no Hospital Couto Maia. Edicleia Andrade de Matos, madrasta da noiva, que encontra-se intubada, e Daniele Barbosa do Carmo Matos, prima do noivo.

A única morte registrada foi de Vinícius Oliveira Vieira, de 31 anos, ele foi a primeira pessoa a apresentar sintomas graves após ingerir a bebida contaminada. Inicialmente, ele foi internado na UTI do Hospital Geral Santa Tereza, no dia 27 de dezembro do ano passado (2025), com quadro clínico grave, incluindo tontura intensa, gosto amargo na boca, visão turva e taquicardia. Em virtude da gravidade, ele precisou ser transferido para Salvador, mas não resistiu.

Varela Net agora mais perto de você: receba as notícias em tempo real no seu WhatsApp clicando aqui.

Tags

Notícias Relacionadas