Sistema de reconhecimento facial é implantado em Hospital da Mulher
30 identificações podem ser feitas por minuto

Foto: Fátima Brandão
O hospital que é referência em obstetrícia e atendimento à saúde da mulher, Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), acaba de implantar um sistema de reconhecimento facial. O sistema ajudará na segurança, na agilidade no atendimento médico e na inovação, o que irá beneficiar pacientes e profissionais do Hospital da Mulher.
O sistema que é capaz de fazer 30 identificações por minuto, funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O sistema funciona mapeando o rosto e verificando a distância de pontos como a boca, o nariz e os olhos.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, a biometria facial elimina etapas, facilita processos e contribui para a prevenção de infecções durante procedimentos.
“O reconhecimento facial elimina a necessidade de toque em superfícies compartilhadas, promovendo um ambiente mais seguro para pacientes e profissionais de saúde, reduzindo ainda a probabilidade de contaminação cruzada”, falou Gilberte.
O coordenador de TI do HIPS, Jairo Rêgo, destaca que inúmero avanços na segurança dos pacientes e dos colaboradores virão por conta do novo equipamento de reconhecimento facial.
“É realmente um avanço para o Hospital da Mulher. Esse serviço facilita a identificação de quem entra e sai de determinados locais do hospital, garantindo que não haja dúvidas de quem acessou os setores onde há o equipamento de reconhecimento facial”, explicou.