NotíciasBahiaQuase 30 mil raios são registrados num intervalo de 6 horas na Bahia

Quase 30 mil raios são registrados num intervalo de 6 horas na Bahia

Números são consirados altíssimos e representam a magnitude da presença do fenômeno no estado

| Autor: Redação

Foto: Arisson Marinho/ CORREIO

Um incrível número foi registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Entre 0h e 6h da última terça-feira (2), a Bahia registrou 29 mil raios. O INPE considera o número alto, levando em consideração a época do ano.

O fenômeno da alta incidência de raios ocorreu com influência direta do El Niño, fenômeno responsável pelo aquecimento anormal das águas do Pacífic, que altera, temporariamente, a distribuição de umidade e calor do planeta, também contribuindo para o aumento de raios, em casos moderados ou fortes.

“Embora o El Niño esteja em declínio, ele ainda não desapareceu completamente. Então ainda nesse início de outono nós vamos ter o efeito desse fenômeno atuando. Depois de junho, esse fenômeno já não deve atuar mais”, explica Osmar Pinto Junior, pesquisador sênior do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do INPE. 

Na Bahia, a região Oeste registra a maior incidência do fenômeno luminoso no céu. “As temperaturas no Oeste baiano são mais altas e essa região fica mais sujeita a nuvens e tempestades que se formam na Amazônia e migram para região ao lado do Atlântico, passando pelo Oeste, causando tempestades fortes”, declara Pinto Junior.

Em Salvador foram registrados 32 raios nas primeiras seis horas do dia 2 de março. “As tempestades que ocorreram em Salvador são consideradas pequenas em comparação ao número de raios que atingem outras regiões, como as do Sul e Centro-Sul do estado”, completa o pesquisador. 

Tags

Notícias Relacionadas