Procissão marítima marca festejos em honra ao Senhor do Bonfim
Em 2024, foi inserido na programação a celebração de uma missa no mar defronte à Igreja Nossa Senhora da Penha de França

Foto: Sara Gomes
Neste domingo (7), a Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim e a Devoção Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim realizaram a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio). Em sua terceira edição, o ato de fé contou com a presença de embarcações que acompanharam o trajeto pela Baía de Todos-os-Santos.
Por causa das comemorações do jubileu dos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, em 2024, foi inserida na programação a celebração de uma missa no mar em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha de França, com o objetivo de relembrar o período em que a imagem do Senhor do Bonfim ficou por nove anos no templo religioso, enquanto era construída, no alto da Colina Sagrada, a Mansão da Misericórdia.
“Defronte da Igreja da Penha celebramos uma missa com a participação de muitas embarcações e do povo. E assim, nós estamos dizendo graças a Deus pelos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim. E navegando pelas águas da Baía de Todos os Santos, Ele veio, com seus braços abertos nos abençoando, nos concedendo muitas bençãos e graças do céu”, destacou padre Edson Menezes, reitor da basílica.
Ao final do ato, foi dado início o trajeto de 2h, que seguiu em direção ao Porto da Barra e retornou para as proximidades da Praça Cairu. Após o desembarque, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim foi conduzida numa pequena procissão até a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, onde permanecerá até a próxima quinta-feira (11), até voltar para a Colina Sagrada, na ocasião da 9ª edição da Lavagem de Corpo e Alma.