NotíciasBahiaPolicia Civil intensifica combate ao roubo de celulares com registro de IMEI

Policia Civil intensifica combate ao roubo de celulares com registro de IMEI

A Portaria nº 216 publicada pela delegada-geral Heloísa Campos Brito determina a inclusão do IMEI em registros policiais

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Freepik

A Polícia Civil da Bahia implementará a Portaria nº 216, emitida pela delegada-geral Heloísa Campos Brito e publicada no Diário Oficial do Estado, estabelece que o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI) seja obrigatoriamente registrado em todas as ocorrências policiais envolvendo telefones móveis, sejam eles furtados, roubados, perdidos ou extraviados. 

Essa medida deve ser decisiva para enfrentar a crescente onda de roubos de celulares no estado. O novo protocolo não apenas exige o registro do IMEI no momento da ocorrência, mas também redefine o processo de recuperação para as vítimas. Agora, será imprescindível apresentar o número de IMEI ao retirar o aparelho recuperado. Caso contrário, o policial civil deverá instruir a vítima a obtê-lo na nota fiscal do dispositivo, a qual pode ser adquirida na loja onde foi comprado. Mesmo se a vítima não fornecer o IMEI, a autoridade policial deverá registrar a ocorrência e contatar as operadoras.

O estado da Bahia enfrenta um cenário alarmante de aumento nos roubos de celulares, conforme relatórios do Anuário de Segurança Pública. Em 2021, foram registrados 48,9 mil casos, número que saltou para 83,4 mil no ano seguinte, um crescimento de 70%. Para lidar com essa realidade, iniciativas como o "Alerta Celular" da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) foram lançadas em maio de 2021, visando acelerar a recuperação de dispositivos e dificultar o comércio ilegal. Com a ampliação recente para o "Alerta Cidadão", que inclui o cadastro de outros bens, o estado busca fortalecer sua estratégia de combate à criminalidade.

Tags

Notícias Relacionadas