NotíciasBahiaOxeBots: Conheça a Primeira Equipe de Futebol de Robôs da Bahia

OxeBots: Conheça a Primeira Equipe de Futebol de Robôs da Bahia

Time foi idealizado por três estudantes que combinaram sua paixão pela tecnologia e pelo esporte

| Autor: Iarla Queiroz

Foto: Arquivo pessoal/LabFoto UFBA

Formada por 20 jovens de diferentes cursos da UFBA, a OxeBots é a primeira equipe de robótica da Bahia dedicada a desenvolver robôs jogadores de futebol. Com uma visão voltada para inovação e novas oportunidades acadêmicas, o time foi idealizado por três estudantes que combinaram sua paixão pela tecnologia e pelo esporte, criando uma equipe que sonhava em competir na Small Size League (SSL).

A SSL, categoria em que a OxeBots compete, é uma competição desafiadora que exige habilidades em áreas como mecânica, eletrônica e inteligência artificial. Em cada partida, duas equipes de seis robôs se enfrentam, com robôs de dimensões restritas: devem caber em um círculo de 180 mm de diâmetro e não podem exceder 150 mm de altura. No campo, todos os elementos são identificados e organizados pelo sistema de visão, que processa os dados captados por quatro câmeras.
Para dar vida ao projeto, a equipe está organizada em cinco frentes de trabalho. As equipes de Computação e Eletrônica colaboram para desenvolver o sistema operacional dos robôs, enquanto a equipe de Mecânica é responsável pela construção física dos protótipos. Já as equipes de Gestão e Comunicação trabalham lado a lado para promover a união do grupo e fortalecer a imagem da equipe internamente e externamente.

Alguns membros da OxeBots compartilham o que esse projeto representa para a comunidade acadêmica da UFBA:
"Meu objetivo não é só competir, mas trazer mais experiência em robótica para os estudantes na faculdade. Muitos não têm acesso a laboratórios, então isso aqui abre portas para conhecimentos que nem todos conseguiriam ter contato de outra forma," explica o vice-capitão.

A coordenadora da equipe de Mecânica complementa: "É muito empolgante aprender coisas que vão além das aulas, que são sempre muito teóricas. Aqui, conseguimos criar algo do zero e ver tudo funcionando. Essa experiência é única."

A RoboCup Brasil é o maior evento nacional de robótica e reúne equipes de todo o país para competirem em categorias como futebol de robôs, resgate e robôs industriais. Realizada em Salvador em 2023, a próxima edição será em Goiânia, em 2024. Embora ainda jovens – fundada em outubro de 2023 – os membros da OxeBots estão determinados a marcar presença com força total na competição de 2025.

“Nosso foco é estarmos preparados para competir em 2025, que será em Vitória, uma cidade com custos mais acessíveis. Estamos trabalhando para estruturar o projeto com apoio de patrocínios,” explica o vice-capitão.

A equipe também tem planos de participar da competição mundial, que terá Salvador como sede em 2025. “Não iremos competir, mas iremos para interagir com equipes de renome como a Tigers, trocar ideias e buscar novos conhecimentos," comenta um dos membros.

Além das competições, a OxeBots tem um forte compromisso com o desenvolvimento da comunidade local. Entre janeiro e março, planejam realizar oficinas para crianças e adolescentes, ensinando o básico de robótica e promovendo a inovação fora dos muros da universidade.
"Queremos fazer workshops em escolas, apresentar o que sabemos e criar projetos juntos. É nosso jeito de expandir o acesso à tecnologia," compartilharam.

Mais do que competir, a OxeBots existe para gerar impacto: "Através da robótica, podemos ajudar e fazer a diferença. Trabalhamos juntos para construir algo grandioso – assim como um robô precisa de uma equipe para funcionar, nós também precisamos uns dos outros."

Tags

Notícias Relacionadas