Operação prende dez suspeitos de invasões de terras no sul da Bahia
Ação cumpre mandados de prisão e apreensão em propriedades rurais de Prado

Foto: Polícia Civil da Bahia
Dez pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (20) durante uma operação das forças de segurança da Bahia contra grupos suspeitos de promover invasões de terras no extremo sul do estado. Sete suspeitos foram detidos em flagrante, enquanto outros três foram alvos de mandados de prisão.
A Operação Pacificar, que ocorre no município de Prado, prevê o cumprimento de 12 mandados de prisão e sete de busca e apreensão em propriedades rurais. Além das prisões, foram apreendidos um fuzil, uma submetralhadora, um revólver, espingardas e munições.
Segundo as investigações, grupos armados se passam por indígenas para realizar saques a produções agrícolas, veículos e mobiliários, sob a justificativa de retomadas de territórios ancestrais. Cerca de 150 policiais civis e militares participam da operação.
A ofensiva ocorre um dia após o governo estadual anunciar a criação de um grupo de trabalho para tratar dos conflitos agrários na região, com participação de entidades como a Federação da Agricultura da Bahia (Faeb). O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que o estado está atuando com repressão qualificada e investigação rigorosa para garantir a segurança na região.