‘Operação Navegue Seguro’ da Marinha inicia fiscalização durante o verão
A Operação acontece entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 15 de março de 2025
Foto: Divulgação/Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil inicia, neste verão, a Operação Navegue Seguro, com o tema "Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!". A iniciativa busca alertar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de adotar práticas seguras e ambientais durante as atividades náuticas.
A Operação acontece entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 15 de março de 2025. Durante este período, equipes da Marinha farão fiscalizações em embarcações em todo o território nacional. O foco principal será combater as causas mais comuns de acidentes náuticos, que incluem:
- Ausência de habilitação dos condutores;
- Documentação vencida ou incompleta;
- Falta de equipamentos de segurança obrigatórios (como coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio);
- Superlotação das embarcações;
- Condições inadequadas de navegabilidade.
Haverá a intensificação da fiscalização contra o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores, com o uso de etilômetros para garantir a segurança nas águas.
Nos estados da Bahia e Sergipe, a fiscalização será intensificada por meio do Comando do 2º Distrito Naval, que inclui a atuação das Capitanias, Delegacias e Agências subordinadas.
Na Bahia, a operação será coordenada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que atuará nos mais de mil quilômetros de litoral, incluindo rios e a Baía de Todos-os-Santos, uma das maiores baías navegáveis do mundo. No interior, o foco será o Rio São Francisco, com fiscalização ao longo de 900 km de extensão, além de 91 municípios.