Neoenergia Coelba registrou 1.275 ocorrências por roubo de cabos na em 2023
Cerca de 100 mil pessoas foram prejudicadas

Foto: Crédito: Divulgação
Sendo um dos principais responsáveis pela interrupção no fornecimento de energia na Bahia, foram registrados em 2023, cerca de 1.275 ocorrências de furtos de cabos no estado, afetando aproximadamente 100 mil pessoas.
Além de interromper o fornecimento elétrico, outro prejuízo causado pela prática é o deslocamento de equipes e recursos para atuar na substituição dos cabos furtados e reparo dos demais danos causados.
Por conta da atual situação, a Neoenergia Coelba resolveu adotar algumas medidas operacionais, além de firmar parcerias com órgãos públicos visando prevenir casos futuros.
A distribuidora tem instalado inibidores de acesso nos postes de energia, que são materiais metálicos que visam impedir que pessoas não autorizadas acessem a rede elétrica.
A Neoenergia juntamente com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, segue engajada na operação Metallis, no intuito de combater os furtos de cabos e equipamentos da rede elétrica.
Caso veja alguma pessoa acessando postes ou mexendo em fiações sem autorização, denuncie através do Disque Denúncia Bahia, pelo número 181, ou via WhatsApp da Guarda Civil Municipal (GCM), no (71) 99623-4955. Caso haja a interrupção de energia, entre em contato com a Neoenergia Coelba, que atende pelo 116.