Município baiano registra temperatura mais alta do Brasil nas últimas 24h
Termômetros chegaram a 40,8ºC

Foto: Reprodução/CBH São Francisco
Foi a cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia, que registrou a temperatura mais alta do Brasil nas últimas 24h, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Imnet). Os termômetros marcaram 40,8ºC, com sensação térmica de quase 42ºC, no último domingo. As informações são do G1 Bahia.
Para os próximos dias, a previsão é de que as temperaturas máximas fiquem entre 39ºC e 40ºC. Já na sexta-feira (13), os termômetros podem chegar até 41ºC. As altas temperaturas na região oeste são comuns neste período do ano, que é considerado mais seco, segundo Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.
Porém, a meteorologista indica que o recorde não tem a ver com a onda de calor que atingiu a região no último mês. Ela explicou que para configurar onda de calor a temporada média da região precisa subir cerca de 5ºC, por alguns dias - esse não é o caso.
A Bahia tem outras duas posições no ranking das 10 cidades brasileiras com temperaturas mais altas no domingo. Os termômetros registraram 40,2ºC. em Formosa do Rio Preto e Bom Jesus da Lapa, ambas na região oeste.
Formosa do Rio Preto e Bom Jesus da Lapa, ambas na região oeste. Nas localidades, os termômetros registraram 40,2ºC. A baixa umidade relativa do ar - que varia entre 30% e 20% -, também aflige os moradores de Ibotirama e outras cidades baianas. A recomendação do Imnet é que os moradores bebam bastante líquido, evitem desgaste físico e exposição ao sol nos momentos de maior incidência do sol.
O aumento dos incêndios florestais é outro problema agravado pelas altas temperaturas. Conforme o Corpo de Bombeiros, cerca de 200 profissionais atuam no combate ao fogo em 16 cidades das regiões oeste e norte, além da Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (9).