Mulher é resgatada após 10 anos em cativeiro na Bahia
Desaparecida desde 2015 conseguiu se comunicar com a família através de redes sociais
Foto: PCES
Uma mulher de 25 anos foi libertada nesta sexta-feira (20), após ser mantida em cativeiro pelo próprio tio durante quase uma década. O resgate ocorreu em Jucuruçu, na Bahia, durante uma operação da Polícia Civil, que foi acionada após a jovem conseguir contatar sua família por meio das redes sociais. Ela estava desaparecida desde 2015, quando foi sequestrada em Espírito Santo.
A operação, que começou na madrugada de quinta-feira, 19, contou com a participação de policiais civis e do pai da vítima, que viajaram 450 km para localizar o cativeiro. Após cercarem a área, os policiais não conseguiram capturar o tio, Adenilson Lima da Silva, que fugiu para a mata. O delegado Fabrício Lucindo destacou que o contato da vítima com a família foi crucial para o sucesso da ação.
Durante os quase dez anos em que esteve sob o controle do tio, a jovem sofreu abusos e foi mantida sob ameaça constante, impedida de frequentar a escola e forçada a trabalhar na roça por uma quantia irrisória. A liberdade dela só foi possível após o suspeito ter dado a ela um celular, o que possibilitou que ela criasse uma conta nas redes sociais e pedisse ajuda.
Além de resgatar a vítima, a polícia apreendeu no local três armas de fogo de fabricação caseira e documentos falsos. As buscas pelo sequestrador continuam, e a polícia solicita que qualquer informação sobre seu paradeiro seja comunicada pelo Disque Denúncia 181, com garantia de sigilo. As investigações seguem em andamento, e indícios de múltiplos crimes estão sendo apurados.