Morcego infectado com vírus da raiva é encontrado em Feira de Santana
O animal infectado não teve contato com pessoas
Foto: Instituto Água e Terra (IAT) /Divulgação
Um caso de raiva em um morcego foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Feira de Santana e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), após a análise das amostras realizadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). O anúncio foi feito na última quinta-feira (24).
O animal que foi infectado não teve contato com pessoas. Ainda assim, a equipe do CCZ intensificou a busca ativa na região para identificar se há circulação da doença no município.
A SMS alerta para que a população evite contato direto com morcegos, que podem ser possíveis transmissores caso estejam infectados. Caso encontre um morcego morto, basta acionar o Centro Municipal de Controle de Zoonoses para o recolhimento, através do número (75) 9 9851-8583.
“A população deve ficar alerta para morcegos que estejam fora de seu hábitat natural ou em situação anormal, como caídos em ruas ou pátios, dentro de residências ou que tiveram contato com pessoas ou cães e gatos. Nesses casos, a orientação é não tocar no animal e contatar o CCZ, que é responsável por realizar a coleta e encaminhá-la para análise”.
A raiva é uma doença viral prevenível que pode ser trans