Ministro do STJ se defende após piada polêmica: 'Uma brincadeira sem maldade'
Segundo Noronha, a piada havia sido contada a ele por um ministro baiano

Foto: Sergio Amaral/STJ/Flickr
O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), disse ter feito 'brincadeira sem maldade', ao se manifestar nesta quarta-feira (20), sobre as críticas que têm recebido após afirmar que 'baiano é preguiçoso', em piada para colegas.
“Uma repercussão indevida, de uma brincadeira sem maldade. Mas a maldade está muito mais em quem ouve do que em quem fala. A maldade está em quem interpretar, criando notícia e desvirtuando. Eu tenho pela Bahia o maior apreço, o Brasil foi descoberto pela Bahia”, disse Noronha.
O ministro afirma que a piada era uma brincadeira contada a ele por um ministro baiano. No meio de uma sessão do STJ na terça-feira (18), o ministro Raul Araújo mencionou que deixou de ser atleta após lesionar o menisco enquanto jogava basquete.
Noronha, então, contou a piada sobre a agilidade baiana: “dizem que o baiano é tão ágil, tão ágil, que quando joga basquete e ele arremessa a bola na ‘sexta’, ela só cai no sábado”.
A 'brincadeira' não pegou bem, além de ser desnecessária, já que Raul Araújo nasceu em Fortaleza, no Ceará, nem baiano sendo. O governador Jerônimo Rodrigues criticou a fala do magistrado. Personalidade baiana, a jornalista Jéssica Senra também saiu em defesa do povo baiano e pediu respeito ao presidente da Quarta Turma do STJ.
Veja vídeo da jornalista Jessica Senra: