NotíciasBahiaMais de 1 milhão de raios foram registrados na Bahia em uma semana

Mais de 1 milhão de raios foram registrados na Bahia em uma semana

Verão é o momento do ano em que o número de raios aumenta no país

| Autor: Redação

Foto: Brandon Morgan/Unsplash

Entre os dias  1º e 7 de novembro foram registrados 1.273.467 raios na Bahia. A atenção sobre o assunto cresceu após o caso do idoso de 64 anos que foi atingido no último sábado (4), na varanda de sua casa, na cidade de Teixeira, extremo sul da Bahia. Ele se recupera no Hospital Geral do Estado, nesta quarta-feira (8). As informações são do G1 Bahia. 

Os dados foram levantados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) em conjunto com o G1. Entre janeiro e novembro deste ano, 7.120.830 raios caíram em todo o estado. O número equivale a 91,5% do total de 2022, que é uma soma de 7.774.176 raios.

A instituição não registrou o número de mortos por raios na Bahia, ou no Brasil, neste ano, mas explicou que atualmente morrem algo próximo de 113 pessoas vítimas de raios por ano no Brasil. Em média, a cada 50 mortes por raios no mundo, uma é brasileira. 

O verão é o momento em que aumentam os números de raios no Brasil e a expectativa é de que o volume total deste ano supere o de 2022. 

Já o idoso, Gilsásio Oliveira, que foi atingido por um raio foi levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF). Por conta da gravidade das queimaduras ele foi levado para o HGE. Nesta quarta, Joare Oliveira, contou que seu pai está consciente e segue na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Tags

Notícias Relacionadas