NotíciasBahiaJerônimo Rodrigues inaugura complexo eólico na Chapada Diamantina

Jerônimo Rodrigues inaugura complexo eólico na Chapada Diamantina

Bahia se mantém na liderança de produção de energia limpa do país

| Autor: Redação

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A Bahia reafirmou sua posição de destaque na produção de energia eólica no Brasil com a inauguração do Complexo Eólico Novo Horizonte, localizado em Boninal, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (3). O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estiveram presentes no evento que marcou a entrada em operação deste empreendimento significativo.

Com um investimento total de R$ 3 bilhões, o complexo é o primeiro da empresa argentina Pan American Energy no Brasil. O projeto abrange uma área de 2,7 mil hectares e inclui 10 parques eólicos distribuídos por seis municípios: Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas. Com 94 aerogeradores instalados, o complexo tem uma capacidade total de 423 MW, capaz de abastecer cerca de um milhão de residências no país.

Além dos benefícios em termos de geração de energia limpa, estima-se que o complexo Novo Horizonte contribuirá significativamente para a redução das emissões de CO2, com uma economia anual superior a 500 mil toneladas do gás poluente.

O governador Jerônimo Rodrigues expressou sua satisfação com o projeto, destacando seu impacto positivo na transição energética e na criação de empregos na região. “É uma alegria entregar um projeto que contém dez campos de produção de energia eólica. Estamos falando, aqui, de transição energética e de geração de emprego”, comemorou o governador.

O sistema de transmissão do complexo incluiu a construção de uma nova subestação própria de energia elétrica ao longo de 80 quilômetros de linhas de alta tensão, além da ampliação de uma subestação existente, que liga o complexo ao Sistema Interligado Nacional.

Tags

Notícias Relacionadas