Governo Jerônimo antecipa cronograma do VLT e prevê entrega antes das eleições de 2026
Terraplanagem no trecho entre a Calçada e o Lobato, prevista inicialmente para ser iniciada em janeiro de 2025, começou já na última semana

Foto: Lula Bonfim / A TARDE
As obras do VLT de Salvador estão ganhando ritmo acelerado. Em uma movimentação estratégica, a terraplanagem no trecho entre a Calçada e o Lobato, prevista inicialmente para ser iniciada em janeiro de 2025, começou já na última semana, antecipando o cronograma em pelo menos 20 dias. A ação visa minimizar os impactos das chuvas esperadas para o início do próximo ano e garantir o avanço contínuo da obra.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acompanhou uma vistoria das obras nesta segunda-feira, 16, junto com a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento. Durante a visita, Ana Cláudia destacou o esforço do governo estadual para concluir o primeiro trecho do VLT entre a Calçada e o Lobato antes das eleições de 2026. A presidente da CTB afirmou que, embora não haja uma garantia absoluta, a antecipação das etapas iniciais da obra tem gerado otimismo para que o projeto seja entregue no primeiro semestre de 2026.
"Estamos trabalhando para inaugurar o trecho entre a Calçada e o Lobato ainda no primeiro semestre de 2026. Não é uma promessa, mas com o cronograma adiantado, estamos confiantes de que isso será possível", afirmou Ana Cláudia Nascimento ao Portal A TARDE.
Para evitar os contratempos que as chuvas poderiam trazer, a CTB tomou a iniciativa de antecipar a terraplanagem. Além disso, houve uma corrida para montar os galpões onde os vagões do VLT serão armazenados, com previsão para chegada dos veículos à Calçada ainda na primeira metade de 2025.
O projeto do VLT é uma das principais iniciativas de modernização do transporte público em Salvador, e a aceleração das obras é vista como um esforço do governo Jerônimo para cumprir o cronograma e entregar um sistema de transporte mais eficiente à população.