Governo assina acordo de colaboração com plataforma de transporte por aplicativo
Gestão fez entrega de dispositivos tecnológicos que auxiliarão na prevenção e investigação de crimes
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Nesta quarta-feira (20) ocorreram duas consideráveis açõespara a segurança da Bahia; a entrega de 36 aparatos tecnológicos à PolíciaCivil da Bahia (PCBA) e ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e o fechamentode um acordo de colaboração entre a Uber e a Secretaria de Segurança Pública(SSP). As ações contaram com a presença do governador Jerônimo Rodrigues eforam realizadas no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“Hoje é uma agenda de inovação tecnológica, com fortepresença do trabalho de inteligência. Entregamos ao conjunto da segurançapública do estado a antena móvel, os equipamentos de extração de dados, além defirmar essa parceria com a plataforma de transporte por aplicativo. Trazemosmais ferramentas para acompanhar, atender e dar segurança aos cidadãos baianos”,detalhou o governador.
Com o objetivo de fortalecer o combate a organizaçõescriminosas e para ajudar nasinvestigações de crimes, foram entregues os adereços Cellebrite, com o intuitode auxiliar na extração de dados. O equipamento israelense recebe e examinadados de equipamentos móveis para ajudar na sequência dos processos judiciais ena investigação de contravenções.
Com o equipamento, oito diferentes macrorregionais do DTPserão atendidas, sendo elas sediadas em Barreiras, Vitória da Conquista, Feirade Santana, Irecê, Itabuna, Teixeira de Freitas, Juazeiro e Porto Seguro. Trêsdiretorias foram escolhidas com o objetivo de descentralizar as ferramentas, situadasem Vitória da Conquista, Barreiras e Juazeiro. Para esta aquisição foidestinado o valor de mais de R$ 11 milhões, através do tesouro estadual e doFundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol). Ana CecíliaBandeira, a diretora do Departamento de Polícia Técnica, falou sobre aimportância deste adereço para o departamento.
“Essa é uma tecnologia que chega para potencializar otrabalho da polícia técnica. Com esse material, nós entregaremos nossos laudosmais rapidamente, a tecnologia também permite o desbloqueio de celulares deúltima geração e tudo isso é informação que será obtida para a inteligência e oserviço, tanto da perícia criminal quanto da polícia judiciária”, pontuou AnaCecília.
O DTP também contará com uma Estação Rádio Base Móvel. Osubsídio para a obtenção foi de um pouco mais de R$ 2 Milhões. Este apetrechoserve para reforçar a comunicabilidade das equipes em localidades com problemasna cobertura de sinal, com segurança equalidade. Segundo o secretário deSegurança Pública, Marcelo Werner, esses adereços proporcionam mais agilidadeno trabalho de proteção à população e na descentralização das ações dasequipes.
“A Bahia é o quarto estado a possuir um equipamento comoessa antena móvel, mostrando nossa vanguarda no investimento, na inovação, natecnologia e na comunicação. Fazemos também a entrega do Cellebrite, que vaiajudar muito a inteligência, vai fortalecer a perícia criminal e asinvestigações da Polícia Civil e, consequentemente, a prova apresentada najustiça”, destacou Marcelo Werner.
Uber
Com o objetivo de melhorar a segurança de quem usufruiou trabalha utilizando os transportes por aplicativo, foi assinado o acordo decolaboração técnica entre a Uber e a SSP, para que o sistema operacional deemergência da plataforma seja interligado ao Centro Integrado de Comando eControle (CICC) da secretaria.
Graças a isso, tanto os passageiros quanto motoristas queestejam em situação de emergência, seja por transgressão ou por um acidentedurante viagens, terão a possibilidade de acionar o botão “ligar para a polícia”,sendo direcionados para a o CICC pela central 190, dando uma resposta maiseficaz à chamada.
Natália Falcón, gerente de comunicação da Uber, ratifica adimensão deste contrato com o Governo da Bahia. “Segurança é uma prioridade em tudo que a Uber faz e a gente acredita muito no poder datecnologia, para promover soluções, que consigam atender um estado do tamanhoda Bahia. Então a gente fica muito feliz de poder dar mais esse passo em prolde uma vivência mais segura para os motoristas e os usuários”.