Governador transfere sede do Governo para Cachoeira em ato simbólico
Ato acontecdeu nesta terça-feira (25)
Foto: Feijão Almeida-GOVB
Nesta terça-feira (25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, foi o centro das celebrações pelos 201 anos da Independência do Brasil na Bahia, com a simbólica transferência da sede do Governo Estadual de Salvador para lá. O evento foi marcado pela presença do governador Jerônimo Rodrigues, que recebeu o título de cidadão cachoeirano durante a cerimônia e anunciou o lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2024).
As festividades começaram com o tiro da alvorada no porto de Cachoeira, seguido pelo hasteamento da bandeira na Praça da Aclamação. A Banda de Música da PM e a Filarmônica 25 de Junho executaram os hinos Nacional, da Bahia e de Cachoeira. Um 'Te Deum', ato religioso em memória aos heróis da independência, ocorreu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Além do governador, estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades estaduais, incluindo a primeira-dama Tatiana Velloso e secretários como Rowenna Brito (Educação), Larissa Gomes Moraes (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), Ângela Guimarães (Promoção da Igualdade Racial), Elisângela Araújo (Políticas para as Mulheres), Roberta Santana (Saúde), Marcelo Werner (Segurança Pública), Patrícia Pataxó (Políticas para os Povos Indígenas), e representantes de outras pastas.
Jerônimo Rodrigues retornará a Cachoeira em 29 de junho para anunciar novas iniciativas nas áreas de educação, segurança, infraestrutura, turismo e desenvolvimento rural, fortalecendo o compromisso do Estado com o desenvolvimento regional e cultural da Bahia.