Escolas da rede estadual de ensino na Bahia voltam às aulas após recesso junino
Estudantes retornaram nesta segunda-feira (3), após recesso junino
Foto: Manu Dias/GOVBA
Cerca de 700 mil estudantes da rede estadual de ensino retornaram às aulas em toda a Bahia, nesta segunda-feira (3), após o período de recesso junino. O período está sendo marcado por diversas ações, como jogos escolares, projetos estruturantes e preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023.
Em Salvador, no Colégio Estadual São Daniel Comboni, localizado no bairro de Sussuarana, o clima foi de reencontro com a comunidade escolar e de novas perspectivas de aprendizado. A estudante do terceiro ano do Ensino Médio Mirella da Silva, de 19 anos, disse que vai intensificar ainda mais a sua preparação para o ENEM e vestibulares ao longo deste segundo semestre. “Vou estudar bastante aqui na escola e em casa, pois pretendo fazer faculdade de Direito e este curso é bem concorrido”, contou.
Para o estudante Vitor Alexandre Conceição, de 17 anos, que também está no terceiro ano do Ensino Médio, a dedicação aos estudos também será redobrada. “Quero muito cursar Medicina e, neste segundo semestre, eu vou focar ainda mais nos conteúdos das disciplinas que tenho mais dificuldade, a exemplo de física. Estou muito animado com o retorno das aulas e com boas expectativas para ingressar no Ensino Superior”, revelou.
No município de Itororó, os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Médio Sudoeste da Bahia também estão animados com a volta às aulas e se preparando para o ENEM, a exemplo da estudante Vitória Lopes, de 16 anos, do curso técnico em Administração. “É muito bom estar de volta à rotina escolar. Eu vou me dedicar ao máximo aos estudos, pois pretendo fazer faculdade de Psicologia após concluir este curso”, comentou.
De acordo com o calendário escolar, o ano letivo termina no dia 15 de dezembro. Vale destacar que, mesmo com os recessos realizados durante o ano, são garantidos 200 dias letivos de aulas, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.