Detran-BA e SPM anunciam campanha contra importunação sexual no trânsito
Anúncio foi feito nesta terça-feira (5)
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (5), o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA) em conjunto com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) lançaram a campanha "Elas à frente no trânsito".
A iniciativa inédita do Governo do Estado tem como intuito combater a importunação sexual no trânsito e nos transportes públicos, promovendo a conscientização e capacitação de servidores e agentes públicos para erradicar práticas de violência de gênero.
Em seu lançamento, a campanha também contou com uma blitz educativa na avenida paralela, próximo ao antigo Bahia Café Hall, onde se localiza o monumento "Não seja um monstro no trânsito".
A campanha contou com a participação do atual vice-governador do estado da Bahia, Geraldo Júnior, do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, e da secretária da SPM, Elisangela Araújo.
Durante a ação, Geraldo Júnior reiterou a importância da campanha e da colaboração entre os órgãos do Estado para o sucesso do movimento.
“A campanha ‘Elas à frente no trânsito’ combate o assédio, a importunação sexual, com a presença de órgãos do Estado, atuando de forma transversal para valorizar, empoderar e encorajar a mulher e fazer com que ela ocupe o seu espaço”, destacou o vice-governador.
Além das ações na capital, a SPM também promoverá uma caravana intinerante pelos principais territórios de identidade do estado. Essa iniciativa tem como intuito ampliar o alcance da campanha, levando treinamentos, conscientização e recursos para regiões estratégicas da Bahia.
A população pode, também, denunciar qualquer forma de violência contra a mulher, incluindo importunação sexual no trânsito, utilizando o número 180, um canal disponibilizado pelo Governo para receber denúncias e prestar apoio às vítimas.