Defensoria Pública entrega novos documentos em aldeia indígena no sul da Bahia
Ação visa garantir a cidadania dos indígenas da região baiana
Foto: Divulgação/DPE-BA
Na Aldeia Águas Belas, em Prado, no extremo sul da Bahia, cerca de 300 documentos serão entregues aos indígenas desta região, no primeiro semestre de 2024. Na última terça-feira (12), 64 novas carteiras de identidade foram entregues pela Defensoria Pública do Estado (DPE/BA) aos moradores da aldeia.
Até o meio do ano, em junho, 80 novos RGs serão entregues. Além do mais, foram viabilizadas 153 certidões de nascimento. Essa ação de cidadania faz parte do projeto 'Interioriza Defensoria', iniciada no mês de julho de 2023, através de um multirão, que atendeu mais de 327 pessoas de aldeias da região contemplada. Depois da entrega das certidões de nascimento, houve um atendimento com SAC móvel para realização de fotografias e cadastros para os RGs. A última visita do órgão público foi para entregar parte das carteiras de identidade finalizadas.
O coordenador da 14ª Regional em Teixeira de Freitas, Caio Cruz, explicou que a ação busca a garantia de dignididade e cidadania aos habitantes indígenas, observando que muitos deles não tinham condições de sequer se locomoverem até Prado, para emitirem os documentos.
“Conseguimos, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, viabilizar esses documentos, que foram disponibilizados de maneira totalmente gratuita”, declarou o coordenador.
Paulo Borracha, presidente da Associação Comunitária Indígena Águas Belas Bom Jesus, celebrou a entrega dos novos documentos. “Aqui na comunidade, havia pessoas jovens que nunca tinham tirado o RG. Eles queriam ir para a faculdade, mas não tinha documento. Essa ação foi muito importante, principalmente para essa juventude”, pontuou Paulo, destacando a questão educaional, que também é beneficiada com a emissão dos documentos pessoais.