NotíciasBahiaCinco universidades baianas alcançam top 100 de melhores do Brasil

Cinco universidades baianas alcançam top 100 de melhores do Brasil

Universidade Federal da Bahia foi considerada a segunda melhor do Nordeste

| Autor: Redação

Foto: Reprodução/Universidade Federal da Bahia

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) alcançou o 69º lugar no ranking das melhores universidades da América Latina, em lista divulgada pela QS Top Universities. No Brasil, cinco universidades baianas aparecem no top 100.

O resultado, divulgado na 14ª edição do QS World University Rankings, mostra um avanço da UFBA em relação ao ano passado. Este ano, a universidade ocupa a 17ª posição do Brasil e 69ª da América Latina, enquanto no ano passado ocupava, respectivamente, as 19ª e 73ª posições.

Além da UFBA, outras quatro universidades baianas estão presentes no ranking das 100 melhores do Brasil: a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), na 52ª posição; a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na 55ª; a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 76º lugar; e a Universidade Salvador (UNIFACS), em 93º.

No Nordeste, a UFBA, que ocupava, até o ano passado, a terceira colocação, ultrapassou a Universidade Federal do Ceará (UFC) e agora está atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O ranking considera quatro campos distintos para avaliar as universidades, entre eles estão: pesquisa e desenvolvimento, experiência de aprendizado, engajamento global e empregabilidade.

A primeira colocada na América Latina é a Universidade de São Paulo (USP), que, no Ranking Global, figura na 92ª posição.

Tags

Notícias Relacionadas