Chuvas e ventos fortes: Inmet emite alerta para 23 cidades da Bahia
23 cidades serão impactadas, mas a capital Salvador não está entre elas

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (24) um alerta para chuvas intensas e ventos fortes que afetarão 16 estados. Na Bahia, 23 cidades serão impactadas, mas a capital Salvador não está entre elas.
Entre as cidades baianas que estarão sob o alerta estão Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
O aviso permanece em vigor das 9h40 desta segunda-feira até as 10h de terça-feira (25). A previsão aponta para chuvas de 20 a 30 mm/h, com possibilidade de até 50 mm no acumulado diário, além de ventos entre 40 e 60 km/h. O Inmet considera baixo o risco de danos como falta de energia, queda de árvores, alagamentos e raios. Como precaução, o instituto orienta a população a evitar ficar próximo a árvores, estacionar perto de torres ou placas publicitárias e utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada em caso de ventania.
O outono, que começou no último dia 20 de março, é a estação de transição entre o verão e o inverno. Nesse período, o semiárido nordestino tende a registrar menos chuvas, enquanto outras regiões do Brasil podem enfrentar fenômenos como geadas, nevoeiros e friagens.