Black Friday e o 13º Salário: como aproveitar os descontos de forma segura
Data comemorativa marcada por descontos cai na semana do pagamento da primeira parcela do 13º salário

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Com a chegada da Black Friday, marcada para esta sexta-feira (29), os consumidores brasileiros estão atentos às promoções que prometem descontos de até 80% em diversos produtos. Neste ano, a Black Friday coincidiu de cair na mesma semana em que a primeira parcela do 13º salário deve ser paga. Essa coincidência pode potencializar as compras e influenciar o comportamento do consumidor.
A Black Friday e o 13º Salário
Black Friday é o nome que damos à última sexta-feira do mês de Novembro, dia em que os comerciantes se propõem a oferecer descontos significativos para os seus clientes. Não há um consenso geral que define como a Black Friday surgiu, mas se especula que tenha se iniciado em meados dos anos 50, com os policiais da Filadélfia, cidade dos Estados Unidos, se referindo assim ao caos que a volta para a casa de parentes que viajavam no feriado do Dia de Ação de Graças causava. Nesse dia, as lojas aproveitavam o fluxo maior de clientes para iniciar o expediente mais cedo.
No Brasil, a Black Friday iniciou em 2010 e desde então tem sido um dos momentos mais esperados para os consumidores que querem gastar menos dinheiro em suas compras. Esse cenário, combinado com o pagamento do 13º salário, que é um alívio financeiro para muitas famílias brasileiras, cria um clima de euforia no comércio. Para muitos brasileiros, o pagamento dessa gratificação natalina facilita a aquisição de bens de consumo desejados.
O cantor e atendente telemarketing Ricky Brito contou que gastou o seu 13º salário inteiro, mas que, mesmo assim, não perderá as oportunidades da Black Friday. "Recebi [o décimo terceiro], mas já estourei todo", afirmou.
Ricky falou sobre a sensação que a Black Friday traz. "A gente fica naquela filinha, na expectativa de ter coisas baratas, para poder chegar e arrasar", finalizou o cantor.
Descontos Atraentes e Cautela Necessária
O comportamento do consumidor é fortemente influenciado pela urgência que a Black Friday impõe. A sensação de que a oferta é única e o medo de perder a oportunidade podem levar muitas pessoas a tomarem decisões de compra sem a devida reflexão. Por isso é preciso cautela. Pesquisar os preços em outras lojas antes da compra pode ser uma saída para não cair em falsas promoções.
O bancário Jorge Júnior afirmou que ficará atento para identificar promoções realmente válidas. "Vou estar analisando algumas ofertas, principalmente em algumas lojas, para ver o que de mais em conta a gente pode comprar", disse.