ALBA acelera tramitação de projeto que autoriza empréstimo de R$ 600 milhões para obras na Bahia
Com pedido encaminhado por Jerônimo Rodrigues, proposta pretende ampliar investimentos em mobilidade e infraestrutura urbana no estado

Foto: Divulgação
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (15), o regime de urgência para a análise do projeto de lei que permite ao Governo da Bahia contratar um empréstimo de R$ 600 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Apesar da aprovação da urgência, a expectativa é que a votação em plenário aconteça apenas na próxima semana, desde que haja sessão deliberativa marcada.
Encaminhado na semana anterior pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), o projeto já está em discussão nas comissões temáticas da ALBA e segue aberto para o recebimento de emendas propostas por deputados estaduais.
De acordo com o Executivo estadual, os recursos obtidos por meio do financiamento serão aplicados na “viabilização de investimentos na área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e contribuirá com a continuidade do desenvolvimento econômico e social da Bahia, além de reforçar o compromisso do governo do Estado com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população”.
A proposta é vista como estratégica para a ampliação de obras estruturantes em diferentes regiões da Bahia, fortalecendo a malha viária, a mobilidade urbana e os serviços públicos essenciais.