NotíciasBahia8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia

8 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia

Festa reúne fé, cultura e tradição em Salvador

| Autor: Deivide Sena

Foto: Alan Santana/Varela Net

O dia 8 de dezembro é marcado por uma celebração religiosa que une fé, tradição e cultura: o feriado em homenagem a Nossa Senhora da Conceição da Praia, considerada a padroeira da Bahia. A festa em celebração à Nossa Senhora completa 475 anos em 2024 e é a festa religiosa mais antiga do Brasil. A celebração reúne centenas de fiéis na basílica da santa, localizada no bairro do Comércio.

A História de Nossa Senhora da Conceição da Praia

A festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia tem suas raízes no século XVIII, quando a imagem de Nossa Senhora da Conceição, venerada desde a Idade Média, foi trazida para Salvador por Thomé de Souza. Na época, a padroeira era chamada apenas de Nossa Senhora da Conceição. O complemento “da praia” foi atribuído pelos populares devido à localização da capela em que ela foi colocada.

A capela foi erguida em 1549, a pedido de Thomé de Souza. Em 1946 a construção foi elevada à sacrossanta basílica pelo Vaticano e a santa foi declarada a padroeira da Bahia. Atualmente, a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, o dia 8 de dezembro passou a ser celebrado com grande fervor pelos fiéis, como uma data de agradecimento pelas bênçãos recebidas e pela proteção da santa.

A data e o sincretismo religioso

Além da devoção católica, a festa de Nossa Senhora também se entrelaça com a história de Salvador. Recheados de sincretismo religioso, por vê-la como a protetora dos pescadores e dos navegantes, os soteropolitanos associaram a imagem da padroeira a diversos elementos das crenças afro-brasileiras. No candomblé a orixá associada às águas doces é Oxum.

Como acontecem as comemorações?

No dia 8 de dezembro, as ruas de Salvador ganham vida e cor, com um intenso movimento de fiéis e turistas que se reúnem para celebrar. Neste ano, o tema da celebração é “Festejando a Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia, celebramos 170 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição rumo ao Jubileu de Esperança”. A programação será iniciada com a alvorada e, em seguida, cinco missas: às 5h, às 6h, às 13h, às 14h e às 15h30. 

A Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sérgio da Rocha, às 8h. Após a missa o ocorrerá a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, passando pelas principais ruas do comércio. 
 

Tags

Notícias Relacionadas