Notícias
Esporte
Sevilla e Roma decidem a Liga Europa 2022/23 nesta quarta

Sevilla e Roma decidem a Liga Europa 2022/23 nesta quarta

Equipes se encontram às 16h, na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria

| Autor: João Grassi*

Foto: Divulgação/UEFA

Sevilla e Roma decidem a Liga Europa 2022/23 nesta quarta-feira (31), às 16h, na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria. Maior campeão do torneio, o time espanhol busca sua sétima taça. Já a equipe italiana, campeã apenas uma vez do torneio, aposta na experiência do técnico José Mourinho, que tem a estrela de nunca ter sido derrotado em um final européia na carreira.

Essa é a sétima final da Europa League que o Sevilla participa, com 100% de aproveitamento. O trabalho do técnico José Luis Mendilibar trouxe um novo clima de confiança após ele tirar o time da briga contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol.

"Quando falamos que ninguém gosta dessa competição como nós, não é porque alguém no clube disse isso, mas porque pensamos dessa forma. Precisamos jogar da forma perfeita, ganhar a taça e trazê-la para casa", declarou Rakitic, meia do Sevilla.

Apesar de ter se afastado da parte de baixo da tabela, o Sevilla está há três jogos sem vencer em LaLiga. Seu último triunfo foi contra a Juventus na partida de volta da semifinal.

Aproveitamento de 100% em uma grande final europeia também tem José Mourinho, duas vezes campeão da Champions League (com o Porto, em 2004, e a Inter de Milão, em 2010), outras duas da Liga Europa (com o Porto, em 2003, e o Manchester United, em 2017) e uma da Liga Conferência (com a própria Roma, em 2022). Levando em consideração todas as competições europeias, o português pode igualar os mesmos seis troféus levantados por Alex Ferguson e Giovanni Trapattoni - o recordista é o Carlo Ancelotti, com oito.

"Para os torcedores do Sevilla, viajar para uma final europeia é como ir a um jogo na Espanha. Para nós, porém, é algo histórico. Então, queremos fazer história. Tenho muita experiência, mas a experiência dos jogadores conta muito também e os atletas do Sevilla têm demais. Só que nossa equipe está jogando junta há dois anos", apontou Mourinho.

Diferente dos espanhóis, a Roma vem perdendo posições na tabela do Italiano por ter conquistado apenas uma vitória nos últimos nove jogos, justamente o triunfo sobre o Bayer Leverkusen na partida de ida da semifinal da Liga Europa. Pela liga nacional já são sete partidas sem saber o que é vencer, o que coloca uma importância ainda maior na decisão.

Tanto Sevilla quanto Roma só podem garantir classificação para a próxima Liga dos Campeões caso conquistem o título, justamente por suas campanhas irregulares em seus respectivos campeonatos locais. Esse fator coloca ainda mais peso na partida, que vale, além do troféu, uma vaga numa competição ainda maior que a Liga Europa.

FICHA TÉCNICA
Sevilla x Roma
Liga Europa - Final
Local:
Puskás Arena, Budapeste, Hungria
Dia e horário: 31/05, 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Transmissão: SBT, TV Cultura, ESPN e Star+

Escalações prováveis:

Sevilla: Bono; Jesús Navas, Badé, Gudelj, Alex Telles; Fernando, Rakitic; Ocampos, Óliver Torres, Bryan Gil; En-Nesyri. Técnico: José Luis Mendilibar.

Roma: Rui Patrício; Mancini, Smalling, Ibanez; Çelik, Cristante, Matic, Spinazzola; Dybala, Pellegrini; Abraham. Técnico: José Mourinho.

Sob supervisão do editor Alexandre Santos*

Tags

Notícias Relacionadas