Pesquisa revela que Salvador teve maior queda de desocupação entre as capitais do Brasil
A pesquisa foi realizada pelo esquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad)
Foto: Bruno Concha / Secom PMS
Salvador obteve a maior redução na taxa de desocupação entre as capitais brasileiras, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). No terceiro trimestre de 2024, a capital baiana apresentou uma taxa de 11%, 4 pontos percentuais abaixo dos 15% registrados no trimestre anterior e uma queda de 4,1 pontos em relação ao mesmo período de 2023.
A pesquisa divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (22) aponta que Salvador alcançou 1,4 milhão de pessoas empregadas, um aumento de 107 mil em comparação com o trimestre anterior. Os setores que mais cresceram incluem serviços, comércio, construção civil e ocupações relacionadas à arte e mecânica.
Mila Paes, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, destacou os esforços da Prefeitura para enfrentar o desafio da geração de empregos. Programas como o Treinar para Empregar, que capacitou quase 70 mil pessoas desde 2021, têm como meta atender outras 100 mil nos próximos quatro anos. A Prefeitura também foca na formação em setores estratégicos em expansão, como construção civil, energia solar, saúde, logística e varejo.
A administração municipal segue investindo em programas como o Invista Salvador, voltado para facilitar a abertura de novas empresas na cidade e apoiar o empresário local, criando mais oportunidades de trabalho e contribuindo para a redução da desocupação.