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Diretoria de Iluminação de Salvador atendeu mais de 50 mil solicitações em 2021

Diretoria de Iluminação de Salvador atendeu mais de 50 mil solicitações em 2021

As manutenções realizadas incluem troca de lâmpada, reparo de braçadeira, luminárias, entre outras

| Autor: Redação

Foto: Bruno Concha / Secom

A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), promoveu, somente no ano de 2021, mais de 50 mil atendimentos de demandas referentes à iluminação em Salvador. Somente os protocolos enviados pelo Fala Salvador contabilizam 42 mil solicitações, enquanto as manutenções de grandes vias chegaram a 4 mil e as emergenciais a 5 mil.

As manutenções realizadas incluem troca de lâmpada, reparo de braçadeira, luminárias e postes de iluminação pública em toda a capital baiana. O serviço é feito não só através das solicitações recebidas pelos canais da Prefeitura, mas também nas rondas realizadas pelos profissionais da Dsip na cidade.

A vistoria é feita em pontos críticos, a exemplo das avenidas Luiz Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Miguel Calmon (Vale do Canela), Lafayette Coutinho (Contorno) e Centenário. Nestes locais, o vandalismo é a principal causa das manutenções promovidas e, como há grande fluxo de carros e pessoas, as equipes estão sempre a postos para evitar a falta de luminosidade.

Além disso, a diretoria promove manutenções preventivas, de forma a manter a cidade sempre acesa, garantindo a segurança da população e evitando acidentes. “Pensamos na segurança dos cidadãos que transitam nestes locais, seja de carro ou a pé. Quanto mais a cidade estiver iluminada e fizermos o nosso serviço, maior a segurança de todos”, disse o gerente de Monitoramento e Manutenção da Dsip, Leonardo Pimentel.

De acordo com Pimentel, Salvador possui hoje quase 180 mil pontos de iluminação. Mais recentemente, o órgão instalou iluminações provisórias no entorno de centros comerciais da cidade, reforçando também a ação em pontos de ônibus próximos aos estabelecimentos, devido à movimentação provocada pelas compras de fim de ano.

Telegestão
Para reforçar a agilidade no atendimento das demandas, a capital baiana tem utilizado a telegestão para acompanhamento de luminárias da cidade. O sistema gera alarmes de notificação de lâmpadas apagadas, instabilidade e fornecimento de energia, que são enviados para o celular e e-mail da equipe. Pelo sistema, é possível ainda fazer um monitoramento em tempo real, criando interatividade com o controlador.

Solicitações 
Os serviços do órgão podem ser solicitados através dos canais da Prefeitura, no Disque Salvador 156, no site www. falasalvador. ba. gov. br e também pelo app Fala Salvador Cidadão. Além disso, a Dsip recebe solicitações emergenciais, que envolvem apagões, postes dando choque ou caídos em via ou fiação exposta, através do WhatsApp (71) 98549-8728. De imediato, as demandas são encaminhadas para atendimento e o cidadão tem até 48h para receber um retorno da Dsip.

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