Conheça todos os detalhes do novo Templo de Salvador
Veja um pouco da cultura da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Foto: Lucas Vieira e Redes Sociais
A equipe do Varela Net esteve nesta quinta-feira (22) no novo templo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, inaugurado em Salvador na última segunda-feira (19). Em entrevista exclusiva, o apóstolo Elder Ulisses Soares explica os motivos da escolha da capital baiana para construção do templo.
O mais novo templo está disponível para visitas até o dia 07 de setembro, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Para os membros da igreja, o templo representa o lugar mais sagrado de adoração na Terra. Definido como a "Casa do Senhor", o templo é um espaço separado do mundo, onde os fiéis buscam uma conexão mais profunda com Deus. Desde os primórdios da humanidade, os templos têm sido lugares de paz, conhecimento e inspiração, e hoje, continuam a desempenhar esse papel crucial.
Acesso ao Templo
Após a construção ou renovação de um templo, o público pode visitá-lo durante um período de visitação. Após a dedicação, somente os membros que possuem uma recomendação especial, emitida pelos líderes da Igreja, podem entrar no templo. Segundo membros da igreja, esta recomendação atesta que o indivíduo está preparado para participar das ordenanças sagradas. Esta "recomendação" é instalada em um cartão cedido aos membros da igreja. O cartão possui todas as informações do indivíduo relacionadas a religião. Esse cartão deve ser apresentado nas recepções dos templos e assim sua entrada será autorizada.
Ao entrar no templo, os membros trocam suas roupas comuns por roupas brancas, que simbolizam pureza e igualdade. Este ato serve como um lembrete de que estão deixando o mundo para trás e entrando em um espaço sagrado. A prática ainda reforça a ideia de igualdade entre os membros perante a seu Deus.
Sala de investidura
A ordenança de investidura é uma das cerimônias importantes realizadas nos templos. Nela, os participantes aprendem sobre o propósito eterno da vida e o plano de Deus para a felicidade de Seus filhos. A cerimônia funciona em formato de palestra e pode ser frequentada quantas vezes o membro quiser.
Sala Celestia
Após a ordenança de investidura, os participantes entram na sala celestial, um espaço de serenidade e oração. Com o chão acolchoado e diversas obras de arte, esta sala simboliza a paz e a alegria do reino de Deus, ofertando conforto e total silencio, afim de permitir que seus membros apreciem a presença divina no local.
Sala de selamento
O selamento, seria o mais próximo de um casamento tradicional, uma ordenança que permite que um casal e seus filhos sejam unidos para esta vida e para toda a eternidade. Na sala de selamento do templo, a noiva e o noivo se ajoelham diante do altar para serem selados, com a certeza de que seus filhos, nascidos ou adotados, também estarão unidos à família para sempre. O selamento então, é passado de forma hereditária e não precisa ser renovado.
Batistério
O batistério no templo é um local onde são realizadas ordenanças em favor de pessoas falecidas que não tiveram a oportunidade de receber essas bênçãos em vida. Por meio da pesquisa genealógica, os membros levam os nomes de seus antepassados ao templo para realizar batismos e outras ordenanças essenciais, estendendo a graça salvadora de Jesus Cristo a todas as almas. Na visão da igreja, as almas que tiveram oportunidade de conhecer a palavra divina, não deveriam ser penalizadas por não ser batizadas. Por tanto, com a autorização de algum familiar próximo, é feito o batismo de suas almas.
O jovens que queiram fazer parte da igreja serão batizados nas capelas, pequenas igrejas espelhadas pelas cidades, que são utilizaddas para reuniões e louvor a Deus por parte dos membros da Igreja. As capelas podem ser construídas ou alugadas.
Como é sustentado?
A manutenção e construção dos templos são sustentadas pelos membros da Igreja através do dízimo. Essa contribuição, feita de forma reservada, pessoal e digitalizada, é uma prática fundamental para a Igreja, que não realiza arrecadações durante os cultos. Todo o trabalho na Igreja é voluntário, por isso as reuniões principais decorrem ao domingo. Para que não impessa os voluntários de executarem suas atividades durante a semana.